advertisement
Sul do Brasil será região do planeta fora do polos com temperatura mais baixa na semana que vemO Sul do país não será o lugar mais frio do mundo, mas estará na região do planeta fora do polos com temperatura mais abaixo do normal na semana que vem.
É o que mostra o mapa a partir de dados do modelo meteorológico operacional dos Estados Unidos. O Centro da América do Sul será a área com maior temperatura negativa
em todo o planeta Terra, excluindo-se os polos.
No domingo chegaria ar polar com força impressionante e rara e que poderia trazer mínimas extremas, máximas muito baixas, sensação térmica pelo Minuano baixíssima, geada, geada negra e talvez neve até em locais em que o fenômeno é bastante raro (nível do mar).
NOAA (National Oceanic and Atmosphere) descreve a onda de frio que vai chegar ao Cone Sul da América e Rio Grande do Sul como “extraordinário”.
Análise MetSul Meteorologia diz que a onda vai trazer temperatura polar para locais atípicos, como o norte distante como o norte da Bolívia e sul do Peru, bem como o Centro-Oeste do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Segundo a NOAA, o fluxo de umidade do mar vai trazer neve para áreas costeiras da Patagônia ao sul do Brasil, incluindo a província de Buenos Aires e também no Uruguai.
O relatório acrescenta que a neve pesada vai bater muito da Patagônia, atingindo Viedma e Bahía Blanca, com acumulados de 10-15 centímetros. Se nevar, diz NOAA, principalmente na província de Buenos Aires. Na área de â River Plate e do sudeste do Uruguai pode ser esperado pancadas de neve e neve misturada com chuva (água nieve).
NOAA diz que a neve se estenderá até a parte superior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com acumulações de até 10 centímetros em pontos mais altos. Por 10 anos MetSul boletins acompanham NOAA para a América do Sul, coordenado pelo meteorologista Michael Davidson, e nossa equipe nunca tinha visto tão frio incisiva para a nossa região, nem as ondas de frio mais intensas nos últimos anos e que em alguns lugares não será superada pela corrente.
advertisement
No comments:
Post a Comment